Atrações Turísticas

 

  • Grande Hotel de Araxá: localizado na estância hidromineral do Barreiro, teve sua construção iniciada em 1938 e foi inaugurado em 1944 pelo então presidente Getúlio Vargas e pelo governador mineiro Benedito Valadares. Os jardins e o projeto paisagístico são de autoria do famoso pintor e paisagista Burle Marx. 
  • Termas de Araxá: também localizadas no Barreiro, estão interligadas ao Grande Hotel através de uma galeria suspensa. Oferecem banhos termais, fontes com águas medicinais, entre outros. 
  • Fonte Andrade Júnior: situada em frente ao Grande Hotel, é uma fonte de água sulfurosa que jorra a uma temperatura de 33 graus. Seu projeto paisagístico também é assinado por Burle Marx e possui, além da fonte, fósseis de animais pré-históricos encontrados na região durante a construção do Grande Hotel e das Termas. 
  • Museu Dona Beja: instalado em um antigo casarão na parte antiga da cidade, mantém um acervo de objetos e móveis que contam a história de Araxá e da própria Dona Beja. A edificação é do início do século XIX e Dona Beja teria morado na propriedade. 
  • Horizonte Perdido: localizado a 25 km de Araxá, é um local agradável que mistura aventura com culinária e beleza. Faz parte de uma fazenda de propriedade da Sra. Mercedes, onde são recebidos turistas e praticantes de parapente e asa-delta. Conta com um restaurante de comida mineira e oferece uma bela vista do alto da Serra da Bocaina. 
  • Árvore dos Enforcados: segundo a lenda, dois irmãos escravos, revoltados com suas condições, mataram seu senhor e após condenados à morte, foram enforcados ali. A crença popular diz que ainda hoje podem ser ouvidos os gritos de gemidos dos dois irmãos nas noites de ventania. Localizado no Bairro Morada do Sol, o local oferece bela vista da cidade. 
  • Museu Calmon Barreto: abriga e divulga diversas obras do artista que se destacou como desenhista, pintor, escultor, gravador e escritor. Sua obra retrata momentos históricos de Araxá e do Brasil. É considerado o maior museu brasileiro que reúne o acervo de um único artista. 
  • Fundação Cultural Calmon Barreto: situada na antiga estação ferroviária da cidade. A instituição é responsável pela construção da memória histórica de Araxá, pela formação e diculgação de talentos artísticos e pela dinamização das artes culturais da cidade. Uma oficina de tear manual é mantida pela fundação e o artesanato aqui produzido é comercializado na própria fundação e no Museu Dona Beja
  • Pontos turísticos religiosos: Parque do Cristo, Igreja Matriz de São Domingos, Museu Sacro e Igreja Matriz de São Sebastião, túmulo de Filomena e Casa do Caminho.
  • Doces, Artesanato e Cachaça: Doces Joaninha, Doces Cecília, Doce Bom, Delícias da Vovó, Arte e Artesanato, Artesanato Arte e Terra, Casa do Artista, Doces e Arte Castelinho Barreiro, Artesanato Dama de Araxá, Cachaça Dona Beja, Cantinho da Roça, Adega Dona Beja.